Pesquisar este blog

30 de nov. de 2010

Orçamento Empresarial

Introdução

Marcus Lima Especialista em MBA em Estratégia de Varejo, Administrador de Empresas, Analista de Sistema, Jornalista-colaborador, Consultor de Negócios e Professor de Pós-graduação da Universidade de Negócios de Sergipe (Fanese), escreve em seu site sobre Orçamento empresarial onde ele diz que uma empresa que trabalha nos tempos de hoje sem um orçamento empresarial é como um navio sem bússola em meio de uma tempestade em alto mar – só Deus para impedir que ela naufrague.
Se existe um instrumento financeiro capaz de proporcionar a qualquer empresa uma visão bem aproximada da sua situação financeira futura, este instrumento é o orçamento empresarial.

O principal benefício trazido com a implementação do orçamento empresarial é uma maior segurança na tomada de decisão, pois ele antecede as ações a serem executadas dentro de cenários e condições preestabelecidos, estima os recursos a serem utilizados e atribui as responsabilidades para atingir os objetivos fixados.
Nesse Trabalho Marcus Lima cita o conceito segundo o professor José Carlos Moreira - um conjunto de planos e políticas que, formalmente estabelecidos e expressos em resultados financeiros, permite à administração conhecer os resultados operacionais da empresa, bem como executar os acompanhamentos necessários para que esses resultados sejam alcançados e os possíveis desvios sejam analisados, avaliados e corrigidos.



Metodologia

Essa pesquisa foi realizada no site Infonet sobre Consultoria Empresarial

Achados

Marcus Lima termina seu texto sobre orçamento deixa bem claro que ao elaborar um orçamento empresarial para sua empresa que antes de mais nada busque a orientação de um profissional devidamente habilitado, sob pena de ver seu o tiro de “economizar” em parcos recursos sair pela culatra.


Read more...

22 de nov. de 2010

Imposto de renda

Criado no ano de 1922, o Imposto de Renda é cobrado tanto de pessoas físicas como de pessoas jurídicas (empresas). O pagamento feito por cada contribuinte deve ser proporcional ao seu patrimônio. Essa taxa existe em vários países, onde também varia de acordo com a renda média anual do contribuinte, cada pessoa ou empresa é obrigada a deduzir uma certa percentagem de sua renda média anual para o governo. Esta percentagem pode variar de acordo com a renda média anual, ou pode ser fixa em uma dada percentagem.
No Brasil, o imposto de renda é cobrado (ou pago) mensalmente (existem alguns casos que a mensalidade é opcional pelo contribuinte) e no ano seguinte o contribuinte prepara uma declaração de ajuste anual de quanto deve do imposto (ou tem restituição de valores pagos a mais), sendo que esses valores deverão ser homologados pelas autoridades tributárias. Os contribuintes se dividem em:
A declaração de ajuste anual é obrigatoriamente feita através de um software próprio que pode ser obtido no sítio da Receita Federal. A transmissão das informações é obrigatoriamente feita pela internet.

Características principais

É um imposto federal, ou seja, somente a União tem competência para instituí-lo (Art.153, III, da Constituição Federal).

O fato gerador do Imposto de Renda, conforme o Código Tributário Nacional (CTN), É a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica de renda. De Renda, assim entendido o produto do capital, do trabalho ou da combinação de ambos; de proventos de qualquer natureza, assim entendidos os acréscimos patrimoniais.
O contribuinte do imposto é:
Pessoa física (IRPF)

Pessoa Jurídica (IRPJ)



Há ainda um grupo particular de contribuintes, chamados de "equiparados a pessoas jurídicas" ou seja, para outros direitos principalmente privados esses contribuintes seriam definidos como "pessoas físicas", mas, para o direito tributário, eles são tributados como "pessoas jurídicas". Como exemplo, temos as firmas individuais, atualmente chamadas pelo Código Civil brasileiro de "empresários individuais".








Read more...

Rodoviária Novo Rio

A reforma da Rodoviária novo Rio que custou 10 milhões de reais, onde houve o que já faltava há muito tempo uma transformação radical desde sua inauguração, em 1965. A Rodoviária Novo Rio está de cara nova.

About This Blog

Admnistração de Empresas

  © Blogger template Noblarum by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP