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28/04/2010

Nestlé
Perfil da Empresa

Nestlé S.A. (Société des Produits Nestlé S.A.) é uma empresa suíça produtora de alimentos. O símbolo da empresa, que mostra uma família de pássaros, vem do nome em alemão suábio da empresa, que significa "ninhozinho.
A Nestlé é líder mundial em Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Em todos os países onde está presente, o foco de suas atividades é melhorar a qualidade de vida das pessoas com produtos saudáveis e saborosos.
A Nestlé, estabeleceu-se no Brasil em 1921, quando abriu uma fábrica em Araras, no interior de São Paulo, para a produção de leite condesado e creme de leite.
No total no Brasil, a empresa conta com 25 fábricas, localizadas em sua maioria em cidades com menos de 150 mil habitantes. A sua força de trabalho no país é contstituida de 15 mil trabalhadores e sua produção alcança 1 milhão de toneladas distribuidas por 430 produtos diferentes.




1) Missão e Visão

Missão
Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutritivo, que contribuam para uma alimentação mais saudável e agradável, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira.

Visão
•Manter a Empresa como a maior em termos de alimentos industrializados e conseguir a liderança nos segmentos em que atua;
•Assegurar o progresso social e profissional dos Colaboradores;
•Contribuir para o desenvolvimento da sociedade;
•Manter a liderança tecnológica;
•Manter a imagem de excelência e qualidade.


2) Organograma da Empresa





3)Esta empresa está voltada para uma estrutura de rotina ou de inovação? Justifique:
Inovação. A Nestlé, investe nos seus colaboradores, infatizando em sua administração e liderança que o respeito ao indivíduo não é negociável. O objetivo é adaptar um certo número de regras comuns, adaptadas quando necessárias aos costumes e às tradições locais, possui planejamento de emergencia e de contigência. A Nestlé é uma empresa inovadora no mercado e sempre mostra que está atenta à evolução dos meios de comunicação e preocupada em oferecer facilidade aliada a um bom atendimento.
4) Apresentar mudanças relativas a unidade estratégica de negócio. Caso não tenha ocorrido analise se a estrutura da empresa está articulada ao planejamento estratégico.
O planejamento Estratégico da Nestlé está dividido em quatro pilares importantes, o 1º deles é a distribuição, que é aumentar a visibilidade e a presença da marca, o 2º é a eficiência, buscar competitividade. Para isso a companhia está dividiada em unidades de negócios. Estas unidades estão ligadas à presidência mas são dirigidas pelos BEM (Business Executive Managers), que têm a responsabilidade da operação até o resultado final, como se fosse um presidente de cada área dentro da companhia. Existe um serviço que atende todas as unidades de negócios como se fossem companhias dentro da própria companhia. Isso foi criado visando velocidade, decisões rápidas.
O 3º pilar é a inovação de produtos, a Nestlé procura sempre reinventar seus procutos. Um Exemplo atual de estratégia da Nestlé foi o relançamento do seu famoso leite moça em nova roupagem, seguindo a onda dos produtos vintage, cada vez mais populares. A empresa resgatou e estampou nas latas rótulos idênticos aos dos anos 1937, 1946, 1957, 1970 e 1983, “recriando” um produto já tradicional.
O 4º pilar é a comunicação, uma estratégia buscando uma maior penetração de mercado.

5) Elabore o produto de consultoria com o seguinte o bjecto: Implementação de um sistema de informação no almoxarifado da empresa:

Título: Implementação de sistema de informação no almoxarifado da empresa
Unidades envolvidas
O projeto irá abranger o almoxarifado, responsável pelo recebimento, cadastramento, armazenamento, saída e baixa dos Produtos

Temporalidade
 O sistema permite uma agilidade sem paralelo nas atividades de registro e transmissão de informação entre os diversos subsistemas de controle e administrativo, em pouco tempo.
Concepção
O desenvolvimento do Sistema de Informação começou nos anos 60, nos EUA e Europa. Com os custos do hardware e do software então disponíveis, somente grandes instituições podiam arcar com o investimento requerido para um computador suficientemente grande para a execução das funções.
Objetivos
O objetivo é se existe um Sistema de Informação no Almoxarifado as comunicações não precisam ser feitas através de telefone ou de serviços de mensageiros para notificar todos os departamentos e serviços envolvidos, e nada é esquecido ou perdido. 
Insumos
A empresa dispõe de espaço e computadores de alta geração em seu ambiente e o profissional que irá fornecer treinamento aos colaboradores será uma pessoa que já trabalha na empresa e possui cursos, então não terão despesas com esta ação.

Restrições Ambientais
Estaremos reciclando os colaboradores e trocando de computadores afim de evitar possíveis ataques de hacker's
Detalhamento modular programático
Janeiro 2010 - Escolher um colaborador que tenha curso superior em Sistema de Informação
Fevereiro 2010 - Reunião com os funcionários responsáveis pelo Almoxarifado
Março 2010 - Início do treinamento
Abril 2010 - fim do treinamento
Maio 2010 - Amostra dos resultados do Projeto.

Projeto Iniciado em Janeiro de 2010 com término previsto para Maio de 2010




6) Identifique uma área da empresa em estudo, descreva as funções que fazem parte do processo e construa o floxograma vertical:
Fluxo de Fabricação de Sorvetes Nestlé


O esquema abaixo mostra de forma resumida o fluxo de fabricação desses produtos:
O processo começa com uma rigorosa seleção das matérias-primas: elas são submetidas a exames de laboratório, só sendo liberadas as que estiverem dentro dos padrões de qualidade exigidos pela Nestlé. Depois vem a fase da mistura: em proporções adequadas, os ingredientes são colocados em tanques especiais e ali misturados com água, sob temperatura controlada. Segue-se uma etapa na qual o líquido resultante da mistura é filtrado e encaminhado para equipamentos de homogeneização, para assegurar a textura, a consistência e a cremosidade adequadas. Daí ele vai para a máquina de pasteurização, onde, submetido a aquecimento e resfriamento rápidos, fica livre de bactérias indesejáveis.
Desse ponto em diante, o processo depende de cada tipo de sorvete:

*Descrição do Processo


Para o Setor de Seleção de Matéria Prima





Seleção de Matéria-Prima




Espera na Mistura




Homogeneização


Verificação do Peso




Pasteurização





Encaminhamento para o túnel de congelamento






Armazenamento


Para o setor de distribuição





Carregar o caminhão




















7) Escolha um departamento da empresa e descreva um processo deste departamento. Em seguida, elabora o fluxograma horizontal:

Fluxograma horizontal
Processo de Compra do Cliente

1º Fabricação dos alimentos, que inclui os pedidos de matéria-prima e material de embalagem junto aos fornecedores; os processos de transporte e estocagem das matérias-primas e alimentos terminados.

 2º O processo de finanças e controle para a compra de matérias-primas e outros insumos, mão-de-obra e faturamento dos produtos terminados (contas a pagar e a receber).

3º Distribuição dos produtos aos clientes.

4º Trabalho feito diretamente nos pontos-de-vendas, como materiais de divulgação, pontos-extras. Isso sem falar nas áreas de Marketing e Comunicação, responsáveis pelas estratégias de divulgação dos produtos nos veículos de comunicação, ações promocionais, desenvolvimento de novos produtos, pesquisas de mercado etc.






1 opniões:

Anônimo,  25 de abril de 2013 12:28  

Oque é um organograma?Não sei porra nenhuma dessa

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