Pesquisar este blog

24 de set. de 2010

Inovação tecnológica e Aumento da Produtividade na Econômia



Apresentação

Atualmente é impossível entender o funcionamento das economias capitalistas sem considerar o progresso técnico. Mais do que nunca, o entendimento de como a tecnologia afeta a economia é vital para a compreensão do crescimento da riqueza dos países e dinâmica das sociedades contemporâneas. Os processos de globalização trazem inúmeros desafios relacionados diretamente a este tema. O esforço tecnológico possui várias dimensões críticas e, ao analisar a origem e a natureza das inovações, muitos autores concluem que as inovações transformam não apenas a economia, mas afetam profundamente toda a sociedade. Elas modificam a realidade econômica e social, além de aumentarem a capacidade de acumulação de riqueza e geração de renda. O trabalho realça a importância dos Sistemas Nacionais de Inovação como conceito fundamental para o entendimento da inovação tecnológica nas sociedades contemporâneas. 

Economia e Inovação Tecnológica

Para os economistas, a produção da riqueza de uma sociedade depende de inúmeros de fatores. Ela é determinada, fundamentalmente, pela disponibilidade de recursos naturais, estoque de capital disponível (máquinas, equipamentos, instalações, etc.) e volume e grau de qualificação de sua mão de obra. Para as teorias mais tradicionais da economia, a tecnologia estabelece como estes fatores poderão ser combinados para a produção de bens e serviços. De fato, para os modelos mais conhecidos de desenvolvimento econômico, como o famoso trabalho de Robert Solow, a tecnologia é um fator exógeno ao desenvolvimento, estando relacionado à simples e natural evolução dos mercados, que respondem ao crescimento da poupança e do investimento. Já para os autores schumpeterianos, essa visão neoclássica reduz a importância que a tecnologia efetivamente tem como motivadora do desenvolvimento, sendo considerada uma variável endógena na economia. De fato, para a escola de pensamento schumpeteriana, tecnologia é a principal arma dos empresários e do próprio governo para a promoção de competitividade e progresso social.

Inovação Tecnológica no Brasil

Correio Braziliense Publicação: 21/07/2010

Estudo da Roland Berger Strategy Consultants concluiu que o Brasil perdeu várias posições no ranking global de inovação e precisa ampliar bastante os investimentos nesse segmento.
De acordo com o Global Innovation Index 2010, o País caiu da 50ª para a 68ª posição no ranking mundial de inovação de 2010.
Os investimentos em inovação no País representam 0,82% do Produto Interno Bruto (PIB)
Para Rodrigo Dantas, sócio da Roland Berger no Brasil, o País conta com um conjunto de vantagens competitivas que ajudam o País a manter crescimento econômico sustentável. No entanto, segundo ele, ainda falta dar um passo à frente. Dentro da política brasileira, o estudo cita com destaque a estabilidade das políticas internas e externas. No mercado de capitais, eles apontam a regulação bancária conservadora que preveniu o colapso do sistema financeiro. Além disso, a pesquisa destaca também um grande mercado doméstico (setor público, empresas e população). E também, o fator da infraestrutura, com o forte investimento para a Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.


"Com esse quadro negativo na inovação, o aumento da produtividade em médio e longo prazos fica muito prejudicado. Se o país quiser seguir a trilha do crescimento num ritmo mais acelerado, sem inflação e com elevação na renda real dos trabalhadores, vai ter que enfrentar o desafio de mudar esse cenário", afirma o economista Carlos Pacheco, professor da Unicamp.

Japão

Os investimentos em inovação no Japão representam 3,40% Produto Interno Bruto (PIB),

0 opniões:

Postar um comentário

Rodoviária Novo Rio

A reforma da Rodoviária novo Rio que custou 10 milhões de reais, onde houve o que já faltava há muito tempo uma transformação radical desde sua inauguração, em 1965. A Rodoviária Novo Rio está de cara nova.

About This Blog

Admnistração de Empresas

  © Blogger template Noblarum by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP