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24 de set. de 2010

SISTEMA LOGÍSTICO DA NESTLÉ S.A.

O sistema logístico da Nestlé é composto de duas ferramentas para o controle e administração de controle de estoques e perdas – EDI e WMS.
A Nestlé utiliza a ferramenta EDI para clientes mais significativos como MAKRO e WAL MART, ambos localizados em São Paulo.

Segundo informações obtidas com o Gerente de Logística da empresa, somente com esses dois clientes, pratica-se o “verdadeiro” EDI, para manter o estoque atualizado na medida em que os produtos passam pelo check out na caixa registradora, além da emissão do pedido ser automatizada.

Todavia, para outros clientes como SENDAS e LOJAS AMERICANAS, o EDI é utilizado de maneira adaptada, onde o próprio funcionário da empresa compradora emite o pedido para o CD (Centro de Distribuição) mais próximo de sua loja, já que existem CD´s da Nestlé em todo o Brasil, de acordo com a baixa no estoque, verificado diariamente. 
 A empresa dispõe de outro sistema de controle interno – WMS- que consiste no controle dos produtos da fábrica para os CD´s, como forma de amenizar e administrar perdas. Essa ferramenta possibilita o controle desde a data de fabricação até a data de validade dos produtos e cria uma espécie de “endereço” para facilitar a localização do produto no CD.
 Ex: Caixa de Chocolates Nestlé – código XYZ, localizado na 5ª fileira, 10ª prateleira do setor de câmaras frias.

A Nestlé paga um percentual a mais na Nota Fiscal do cliente de modo a cobrir possíveis avarias para os produtos secos – que apesar de serem perecíveis, possuem data de validade maior. Já para todos os produtos com vencimento mais curto, tais como iogurtes e bebidas, a empresa paga uma indenização para os clientes em caso de perdas por violação e/ou furtos. Essa indenização é negociada com cada cliente e também com a transportadora, pois o serviço é terceirizado. É inteiramente flexível e pode se dar através de reposição imediata ou por compensação no próximo pedido do cliente. 
 Cabe ressaltar que todos os percentuais de provisão para prejuízos são repassados ao preço final do produto. Verificou-se que não há um controle efetivo para as perdas no interior do CD, apenas um “olhômetro” dos supervisores para checar estoques, temperaturas das câmaras frias e funcionários. Para o controle externo – entrada e saída de caminhões – há uma equipe de segurança, também terceirizada.
 OUTRAS INFORMAÇÕES

Um estudo recente sobre o desperdício de alimentos na cadeia de produção mostra que 44% do que é plantado se perde até chegar ao consumidor final. A principal parcela dessa perda se deve a problemas ligados ao manuseio inadequado ou armazenamento incorreto dos produtos. Mas uma parte importante do prejuízo é desejável, para benefício do consumidor, conforme mostra o quadro: 

 De tudo o que é plantado

A perda na colheita é de 20%

A perda no transporte é de 8%

A perda na indústria é de 15%

A perda no varejo é de 1%

Razões Negativas

Pragas, enchentes e imprecisão da colheitadeira

Manuseio inadequado e contaminação

Manuseio inadequado

Não há

Razões de interesse do produtor e/ou consumidor

Descarte de produtos deformados

Não há

Seleção dos melhores produtos

Descarte de produtos vencidos

Obs: chegam ao consumidor apenas 56% do que foi plantado.

CONCLUSÃO
Apesar dos dois sistemas utilizados pela Nestlé atenderem a finalidades diferentes, ambos ajudam e são importantes para o controle e administração de estoques e perdas dos produtos da empresa, seja na matriz ou nos clientes; porém ainda estão longe de serem ideais como modelo de gestão de logística.
 Infelizmente não foi possível a obtenção de informações com grau de detalhamento maior ou até mesmo maiores informações

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