Pesquisar este blog

22 de nov. de 2010

Imposto de renda

Criado no ano de 1922, o Imposto de Renda é cobrado tanto de pessoas físicas como de pessoas jurídicas (empresas). O pagamento feito por cada contribuinte deve ser proporcional ao seu patrimônio. Essa taxa existe em vários países, onde também varia de acordo com a renda média anual do contribuinte, cada pessoa ou empresa é obrigada a deduzir uma certa percentagem de sua renda média anual para o governo. Esta percentagem pode variar de acordo com a renda média anual, ou pode ser fixa em uma dada percentagem.
No Brasil, o imposto de renda é cobrado (ou pago) mensalmente (existem alguns casos que a mensalidade é opcional pelo contribuinte) e no ano seguinte o contribuinte prepara uma declaração de ajuste anual de quanto deve do imposto (ou tem restituição de valores pagos a mais), sendo que esses valores deverão ser homologados pelas autoridades tributárias. Os contribuintes se dividem em:
A declaração de ajuste anual é obrigatoriamente feita através de um software próprio que pode ser obtido no sítio da Receita Federal. A transmissão das informações é obrigatoriamente feita pela internet.

Características principais

É um imposto federal, ou seja, somente a União tem competência para instituí-lo (Art.153, III, da Constituição Federal).

O fato gerador do Imposto de Renda, conforme o Código Tributário Nacional (CTN), É a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica de renda. De Renda, assim entendido o produto do capital, do trabalho ou da combinação de ambos; de proventos de qualquer natureza, assim entendidos os acréscimos patrimoniais.
O contribuinte do imposto é:
Pessoa física (IRPF)

Pessoa Jurídica (IRPJ)



Há ainda um grupo particular de contribuintes, chamados de "equiparados a pessoas jurídicas" ou seja, para outros direitos principalmente privados esses contribuintes seriam definidos como "pessoas físicas", mas, para o direito tributário, eles são tributados como "pessoas jurídicas". Como exemplo, temos as firmas individuais, atualmente chamadas pelo Código Civil brasileiro de "empresários individuais".








0 opniões:

Postar um comentário

Rodoviária Novo Rio

A reforma da Rodoviária novo Rio que custou 10 milhões de reais, onde houve o que já faltava há muito tempo uma transformação radical desde sua inauguração, em 1965. A Rodoviária Novo Rio está de cara nova.

About This Blog

Admnistração de Empresas

  © Blogger template Noblarum by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP